Esta semana chega com um aumento das temperaturas em praticamente todas as regiões do país, com os termómetros a chegar perto dos 40 graus. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos laranja para 11 distritos entre segunda e quarta-feira.
Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre estão em alerta laranja, ou seja risco moderado a elevado, entre as 09:00 desta segunda-feira e as 18:00 de quarta-feira. A partir das 09:00 de terça-feira, juntam-se a esta lista os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga.
“Estamos em plena fase delta (...) onde se esperam níveis de risco mais elevados como vai acontecer a partir de hoje, e durante alguns dias, com temperaturas ligeiramente superiores e a rondar os 40.º”, explica o comandante Rui Conchinha da Proteção civil do Alto Alentejo.
A Proteção Civil do Alto Alentejo diz que o dispositivo de combate a incêndios está em grande número e em prontidão.
“Em plena fase Delta os corpos de bombeiros dispõem de todas as equipas que estão inerentes ao dispositivo de combate a incêndios na nossa sub-região em prontidão. Se elevar o respetivo alerta, o número de efetivos e a capacidade de resposta também vai elevando exponencialmente com esse mesmo alerta”, diz o comandante Rui Conchinha.
Em perigo máximo de incêndio estão esta segunda-feira mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Bragança, Vila Real e Guarda. O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente, exceto Viana do Castelo, em perigo muito elevado e elevado de incêndio.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sexta-feira.
Com Lusa