País

Calor deixa Portugal sob aviso: temperaturas podem chegar aos 42 graus

Esta semana traz uma nova subida das temperaturas em praticamente todo o país. Em algumas regiões os termómetros vão ultrapassar os 40 graus.

CANVA

SIC Notícias

Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo e 11 vão estar sob aviso laranja até quarta-feira devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre estão sob aviso laranja a partir desta segunda-feira às 09:00 e até às 18:00 de quarta-feira.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga, que já estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, vão estar sob aviso laranja entre as 09:00 de terça-feira e as 18:00 de quarta-feira.

Os restantes distritos, Aveiro, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo, estão sob aviso amarelo por causa do calor.

O aviso laranja (o segundo mais elevado) é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

A língua de ar quente, vinda do norte de África, vai afetar sobretudo a Península ibérica e o Mediterrâneo central, como a França ou a Sicília.

Todo o país em risco muito elevado de exposição à radiação UV

Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores estão esta segunda-feira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Portugal continental e o arquipélago dos Açores vão estar pelo menos até quinta-feira em risco muito elevado de exposição à radiação UV.

O arquipélago da Madeira vai estar esta segunda-feira com níveis elevados e na quarta-feira o Funchal está em risco extremo e o Porto Santo em risco muito elevado.

Na quinta-feira, o Funchal mantém-se com níveis extremos e o Porto Santo em risco elevado.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

O IPMA recomenda para as regiões com risco elevado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt' e protetor solar.

Com Lusa

Últimas