O presidente do Conselho Europeu, António Costa, só toma posse a 1 de dezembro, mas a sua equipa já está a formar-se e vai até, apurou a correspondente da SIC em Bruxelas, começar a pôr mãos à obra mais cedo, em setembro.
O chefe do gabinete vai ser Pedro Lourtie o, desde 2022, embaixador de Portugal na União Europeia. Antes, teve outras funções de representação diplomática e também foi chefe de gabinete de anteriores primeiros-ministros portugueses.
Com a saída de Lourtie, o Governo terá agora de escolher um novo embaixador para acompanhar os trabalhos do Conselho e do Conselho Europeu e representar Portugal nas várias negociações entre Estados-membros.
Para chefe de gabinete adjunto foi escolhido David Oppenheimer, que trabalhou com António Costa enquanto primeiro-ministro.
Recorde-se que António Costa foi eleito presidente do Conselho Europeu para o próximo ciclo institucional. A decisão foi tomada por uma maioria qualificada dos líderes dos 27 Estados-membros, reunidos num jantar em Bruxelas.
Tomará posse em dezembro. Sucede ao belga Charles Michel (no cargo desde 2019) na liderança do Conselho Europeu, a instituição da UE que junta os chefes de Governo e de Estado do bloco europeu.