País

Costa no Conselho Europeu com "enorme sentido de missão" e "totalmente empenhado"

António Costa foi eleito esta quinta-feira presidente do Conselho Europeu para o próximo ciclo institucional. A decisão foi tomada por uma maioria qualificada dos líderes dos 27 Estados-membros, reunidos num jantar em Bruxelas.

PAULO CUNHA

Rita Rogado

António Costa garante estar "totalmente empenhado" na unidade entre os 27 Estados-Membros da União Europeia. Na primeira reação após ter sido eleito, diz que é com "enorme sentido de missão" que assume o cargo de presidente do Conselho Europeu.

O ex-primeiro-ministro português foi esta quinta-feira eleito presidente da instituição da União Europeia que junta os chefes de Governo e de Estado do bloco europeu. Cerca de uma hora depois da decisão, que foi tomada por uma maioria qualificada, surge a reação do próprio.

Numa mensagem publicada no Twitter, diz que é com "enorme sentido de missão" que assume a responsabilidade de ser o próximo presidente do Conselho Europeu.

Agradece aos membros do Conselho Europeu pela confiança e ao Governo português pelo "apoio na decisão".

De seguida, garante que, enquanto líder do Conselho Europeu, vai estar "totalmente empenhado" na unidade entre os 27 Estados-membros da União Europeia.

Na mesma publicação, o ex-primeiro-ministro congratula ainda a decisão do Conselho Europeu propor Ursula Von Der Leyer para presidente da Comissão Europeia e de nomear Kaja Kallas, primeira-ministra da Estónia, como Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

"Pretendo trabalhar em estreita colaboração com elas, num espírito de cooperação leal entre as instituições europeias", acrescenta.

Por fim, agradece a Charles Michel, a quem sucede, pela "enorme dedicação" à Europa. O belga estava no cargo desde 2019.

António Costa tomará posse em dezembro.

Últimas