País

Portugal nunca teve tantos habitantes: imigração justifica crescimento

Há cinco anos que a população que vive em Portugal tem vindo a aumentar. Em 2023, o país ultrapassou os 10 milhões e 600 mil residentes. Um crescimento populacional que se deve à imigração.

SIC Notícias

O Instituto Nacional de Estatística observou que nos últimos cinco anos, a população portuguesa não parou de aumentar. Um crescimento populacional que se deve à imigração.

Feitas as contas, Portugal vai no sétimo ano consecutivo com um saldo migratório positivo. Ou seja, há mais imigrantes a entrarem no país do que portugueses a saírem para o estrangeiro. Em Portugal vivem de forma legal mais de um milhão de imigrantes.

População idosa continua a aumentar

O envelhecimento demográfico em Portugal continuou a aumentar e os idosos já representam um quarto da população. Portugal tem cerca de 38 idosos por cada 100 pessoas ativas. Entre 2022 e 2023, a quantidade de jovens até aos 14 anos, baixou de 15% para 13% da população total.

Segundo o INE, a idade média das mulheres ao nascimento de um filho e do primeiro filho é quase aos 31 anos. Com o aumento de nascimentos em 2023, o número médio de filhos por mulher em idade fértil aumentou cerca de 2%.

De acordo com o sociólogo Pedro Góis, é necessário um mínimo de 120 mil pessoas por ano a entrar no país para que a população continue a crescer.


Últimas