País

Alunos portugueses estabelecem contacto (via rádio) com astronautas a 400 km da Terra

Conversar com um astronauta em tempo real, a 400 quilómetros de distância da Terra, é uma oportunidade fascinante. Aconteceu, na quinta-feira, no agrupamento de escolas de São João da Madeira, onde os alunos estabeleceram um contacto via rádio com a Estação Espacial Internacional.

Paulo Ravara

Sérgio Campos

A conversa com o comandante da NASA da oitava missão da Space X durou cerca de 10 minutos. Matthew Dominick satisfez a curiosidade dos alunos revelando pormenores das rotinas a bordo da Estação Espacial Internacional.

"Eles só têm cerca de 10 minutos lá em cima para falarem connosco porque aquilo está sempre a andar. Não é como nós que temos de ficar aqui à espera. Nós temos de ficar prontos para eles. Mas no geral entendi como é que as coisas funcionam lá em cima", explica Eric Afonso, aluno do agrupamento de escolas de São João da Madeira.

"Sou fascinada com o espaço, sempre fui, e foi uma oportunidade única mesmo. Virar a saber de pormenores do que acontece no espaço, eu adoro", acrescentou Rita Almeida, também aluna da escola.

Este contacto via rádio não foi inédito no agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

"É a segunda vez que acontece. Aconteceu há quatro anos e voltou a acontecer novamente. Tenho a noção de que dificilmente voltará a acontecer até porque a estação espacial está em órbita há muitos anos, em rigor deveria ter saído de órbita este ano", conta Marco Vasconcelos, professor.

A ligação foi um momento estimulante e didático. Estes contactos com astronautas são possíveis graças ao programa ARISS, que envolve a NASA e associações de radioamadores de vários países.

"Isto exige um equipamento necessário (...) e as antenas lá fora porque sem isto nós não conseguimos falar com a estação espacial que está a 420 km acima da Terra e anda com uma velocidade de 7.66 km por segundo", explica Eduardo Dias, rádioamador.

Uma oportunidade especial e espacial, que poderá influenciar o percurso académico destes alunos de São João da Madeira

Últimas