País

"A Ucrânia pode contar connosco": a mensagem de boas-vindas de Montenegro a Zelensky

O primeiro-ministro revela que “a visita de trabalho” do Presidente da Ucrânia, esta terça-feira a Portugal, vai servir para “aprofundarmos as excelentes relações”, reforçar a cooperação na segurança e na defesa e, diz Montenegro, “reiterar o compromisso de Portugal com a soberania e integridade territorial da Ucrânia".

Ana Lemos

Ana Lemos

O primeiro-ministro Luís Montenegro partilhou, esta noite, nas redes sociais, um vídeo de boas-vindas ao Presidente da Ucrânia e de “muitos refugiados de uma guerra altamente injusta”. O encontro desta terça-feira, em São Bento, servirá, não só mas também, para Portugal manifestar “o apoio inabalável” à Ucrânia.

“Num momento crucial, Portugal recebe pela primeira vez o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Esta visita de trabalho vai servir para aprofundarmos as excelentes relações entre os dois países mas, sobretudo, para reforçar a cooperação no domínio da segurança e da defesa”, adianta Luís Montenegro, com São Bento em pano de fundo e iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia.

Mas, prossegue, esta visita será “também uma oportunidade para reiterarmos o compromisso de Portugal com a soberania e integridade territorial da ucrânia e também uma oportunidade para reforçar o apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kiev”.

“O Presidente Zelensky representa milhares de cidadãos ucranianos, que há décadas escolheram Portugal para viver, e é também o Presidente dos muitos refugiados de uma guerra altamente injusta. O nosso apoio é por isso inabalável. A Ucrânia pode contar connosco”, conclui.

Antes de vir para Portugal, soube-se esta noite, Zelensky vai viajar para Bruxelas na manhã de terça-feira para assinar um acordo bilateral de segurança com o chefe de governo belga, Alexander De Croo.

No mesmo dia, ruma a Lisboa para firmar um acordo com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e também vai encontrar-se com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Com LUSA

Últimas