O presidente do partido está presente na campanha, mas, nestas europeias, a Iniciativa Liberal recuperou Cotrim de Figueiredo para cabeça de cartaz. O candidato liberal quer estar com Zelensky para demonstrar apoio e solidariedade à Ucrânia.
Numa altura em que o conflito em território ucraniano continua a preocupar a Europa, a visita do presidente da Ucrânia a Portugal faz com que os liberais queiram mostrar solidariedade à causa ucraniana. Até porque Volodymyr Zelensky é de um partido da mesma família da Iniciativa Liberal.
“Estou a fazer os possíveis para tentar estar com o presidente Zelensky na visita a Portugal”, declarou João Cotrim de Figueiredo.
Mas o dia é de campanha e o candidato liberal mostra que está habituado a estas andanças. Campanha que é campanha tem arruada e contacto com as pessoas – e, ao primeiro dia, a Iniciativa Liberal junta o líder do partido ao cabeça de lista às europeias.
Questionado sobre de quem será a responsabilidade pelo resultado da IL nas eleições no dia 9 de junho, Cotrim de Figueiredo não hesita na resposta: “Claramente do candidato - se for mau. Se for bom, eu divido com a equipa toda”.
Ao lado estava Rui Rocha, que acredita que os louros de serão de todos: “Obviamente que a responsabilidade é de todos mas, neste momento, creio que estamos no caminho (...) para termos um bom resultado”.
E um bom resultado para a Iniciativa Liberal é conseguir eleger pelo menos um eurodeputado. O cabeça de lista acredita que as ideias do partido serão suficientes para isso.