País

Clarão transforma noite em dia: o momento em que o fenómeno interrompe um concerto de Sérgio Godinho

As redes sociais inundaram-se de partilhas de registos da observação do fenómeno que cruzou os céus de Portugal e também foi avistado em Espanha.

Pedro Miguel Costa

Um meteoro atravessou Portugal, perto da meia-noite deste sábado. O fenómeno também foi observado em Espanha. Os fragmentos terão caído no Oceano Atlântico. As imagens partilhadas nas redes sociais mostram como, de repente, o ceu ficou iluminado.

A principio é simples, compra-se o bilhete para ver Sérgio Godinho em Barcelos e, de repente, o meteoro interrompe o concerto e só se ouve um burburinho. Conta quem o viu que encheu de espanto por onde passou.

As câmaras que o guardaram para mais recordar juram que ainda não era meia-noite quando fez da noite dia.

No caminho pelos céus do país abençoou pelo menos um casamento, ao que parece também em Barcelos, e deu a um grupo de amigos em Espanha, onde foi igualmente visto, motivo de conversa durante muito tempo.

A Proteção Civil de Viseu esclareceu à SIC que ainda andaram à procura do meteorito na Serra de Montemuro , perto de Castro Daire, até às 2:40 da manhã, mas depois desistiram.

O fenómeno designa-se meteoro quando se vê no céu, passa a meteorito se for encontrado algum fragmento que tenha chegado ao chão

Há vídeos que parecem mostrar que a atmosfera deu cabo dele mas, às vezes, mesmo assim alguma coisa sobra.

Para se perceber onde o clarão chegou basta olhar para as imagens recolhidas num automóvel que seguia no sentido sul-norte a chegar a Aveiras, muito perto de Lisboa, como em Cádiz no sul de Espanha, a 260 quilómetros da fronteira com Portugal

Foi também visto a atravessar o rio junto à Serra do Pilar e como ia bem devagar muitos mais lhe puseram a vista em cima.

Os observatórios e institutos europeus de astrofísica dizem que o meteoro se extinguiu a 54 quilómetros de altura sobre o Oceano Atlântico, entrou na atmosfera para os lados de Badajoz a 161 mil quilómetros por hora e percorreu 500 quilómetros num percurso para noroeste.

Passou e deixou memória, para uns foi susto, para outros foi espanto.

Últimas