A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) garante que os problemas de acesso ao site estão resolvidos e que, ao contrário do que tem acontecido nos últimos dias, não se formaram longas filas de espera à porta das agências.
Depois de vários dias de caos à porta dos balcões de atendimento da AIMA, a situação parece ter sido invertida.
Para além de restabelecido o acesso ao site, a AIMA alargou o horário de abertura das agências com maior afluência. Na sede, em Lisboa, o atendimento começou a ser feito às 6:30.
Quando o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras era responsável por estes processos, os prazos também não eram respeitados, mas "as pessoas eram chamadas, participavam numa entrevista e na hora recebiam o valor a pagar de taxa", explica à SIC a advogada Lúcia Marques.
Agora, acrescenta, o pagamento é feito antes da conclusão do processo, apesar dos preços serem os mesmos. Diz que, apesar de as pessoas serem informadas pela AIMA do valor que devem pagar, o acesso que permite o pagamento não tem funcionado.
Em declarações à SIC, vários imigrantes elogiam as soluções encontradas pela AIMA, que permitirão, acreditam, acelerar os processos.