País

Imigrantes em desespero geram confusão nas filas da AIMA em Lisboa

Senhas de atendimento esgotaram por volta das 12:00 situação que causou alguma confusão e obrigou a Polícia de Segurança Pública a intervier.

SIC Notícias

Centenas de imigrantes continuam concentrados esta terça-feira à porta da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), em Lisboa, à espera de respostas para regularizar o processo de autorização de residência.

De acordo com o jornalista Hugo Garrido, foram centenas os imigrantes que se dirigiram esta terça-feira aos balcões da AIMA a pedir esclarecimentos. No entanto, por volta das 12:00 já não havia senhas para que pudessem ser atendidos, situação que causou alguma confusão e obrigou a Polícia de Segurança Pública (PSP) a intervier.

Ao todo, terão sido distribuídas cerca de 200 senhas de atendimento, número insuficiente face às centenas de imigrantes que estavam na fila, a maioria por causa do pagamento de uma taxa solicitada por e-mail nos últimos dias.

À semelhança do que aconteceu no Porto, foram vários os imigrantes que dormiram à porta da agência para assegurar que tinham senha de atendimento e muitos outros foram chegando durante a madrugada, mas ainda assim houve quem não conseguisse senha para ser atendido esta terça-feira.

Os imigrantes queixam-se de “violação de direitos”, falta de informação e do site não ser claro. Além disso, muitos garantem que o link que acompanha a mensagem de correio eletrónico e que permite ter acesso às instruções para efetuar o pagamento das taxas não funciona.

A AIMA garante que mais de 50 mil imigrantes já conseguiram obter os dados de pagamento.

Últimas