País

25 de Abril: Museu Militar de Elvas recebeu ex-militares para uma partilha de testemunhas entre gerações

Uma iniciativa do Museu Militar de Elvas juntou várias gerações para falar sobre o 25 de Abril. Estiveram presentes militares da coluna Salgueiro Maia que partilharam os momentos mais difíceis do dia da revolução.

Daniela Alves

José Ribeiro

António Nóbrega Gonçalves e José Clímaco Pereira são testemunhas de quem viveu o 25 de abril na primeira pessoa. Fizeram parte da coluna Salgueiro Maia e, 50 anos depois, partilham os momentos mais difíceis daquele dia.

Os gritos de "vitória" foram registados várias vezes por Adelino Gomes. Com Pedro Coelho e Pedro Laranjeira, com o microfone da Rádio Renascença, foram relatando o que viam e ouviam. E ali, a 25 de Abril de 1974, nasceu a liberdade.

Uma iniciativa do Museu Militar de Elvas, juntou esta quinta-feira, várias gerações a falar sobre o 25 de abril, com direito à partilha de vários testemunhos. As viaturas que fizeram parte da história estão também em exposição e, no dia 25, estarão em Lisboa para uma reconstituição da coluna militar nos momentos mais importantes da Revolução do 25 de abril.

Últimas