O Destacamento Territorial da GNR de Évora recuperou, em conjunto com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente de Évora (SEPNA), um par de crias de raposa na freguesia de Nossa Senhora de Machede, em Évora. O alerta foi dado por um cidadão que encontrou as duas raposas debilitadas.
“Os militares da Guarda realizaram a recolha dos espécimes e efetuaram o transporte e entrega das crias no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Évora, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural”, lê-se na publicação de Facebook deste comando territorial de Évora.
De acordo com a TSF, as crias resgatadas no dia 31 de março apresentavam algumas feridas ligeiras e estavam molhadas pela chuva.
Os animais foram, posteriormente, levadas para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Évora onde estão a ser tratadas.
Segundo a responsável pelo centro, a equipa de resgate ficou “durante parte da tarde e noite de vigia enquanto as raposinhas iam chamando pela mãe”, mas sem sucesso, pois a progenitora nunca apareceu.
“A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais”, lê-se ainda na publicação.
Na publicação, a GNR reforça ainda que pode contactar Linha SOS Ambiente e Território através do número 808 200 520.