Está decorrer uma ação para recuperar a floresta de Tavira, devastada pelos incêndios há três anos. Estão a ser plantados sobreiros, que ajudam também a travar o fogo. O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas promoveu, na manhã deste sábado, uma sementeira de sobreiros na Mata da Conceição de Tavira, uma área fustigada pelo incêndio de 2021. Aos técnicos do ICNF juntaram-se crianças de uma escola da vizinhança.
Agora, no mês da floresta, simbolicamente reforça-se desta forma o esforço de devolver o verde à mata. Por já estarmos em março e o Algarve estar em situação de seca, a plantação seria pouco viável. A estratégia é semear e ver se os sobreiros pegam.
Os ajudantes dos técnicos do ICNF andam na casa dos dez anos. São alunos de uma escola das redondezas e conhecem bem a mata. Muitos já ajudaram noutras sementeiras.
A replantação de alguma da área ardida desta mata acontece já depois da estabilização de emergência, que implicou o corte e destroçamento de parte das árvores ardidas. Três anos depois, as cicatrizes do fogo ainda lá estão.
Com o Algarve em alerta de seca, o trabalho de limpeza de matos já começou. Há sempre receio do risco de incêndio, especialmente na serra.
“Aljezur, Monchique, Tavira e São Brás são, de facto, os concelhos em que o grau de perigosidade de incêndios é elevado ou muito elevado”, explicou, à SIC, o diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas.
Se chover e os 10 quilos de sementes vingarem, na próxima primavera já se poderá ver o despontar de 3.500 sobreiros.