País

Depois do nevão na Serra da Estrela, trabalho de limpeza durou quase uma semana

A Serra da Estrela recebeu o maior nevão dos últimos seis anos, o que obrigou ao encerramento das estradas durante vários dias. Os acessos foram entretanto reabertos. A SIC acompanhou a limpeza da neve e a preparação das pistas de esqui para a prática dos desportos de inverno.

Patrícia Figueiredo

Filipe Barbosa

O trabalho de limpeza das estradas na Serra da Estrela durou cinco dias. Com todos os acessos encerrados ao trânsito, apenas as viaturas do centro tinham permissão para circular. O piso tinha neve e debaixo dela era gelo.

Depois do maior nevão dos últimos seis anos, limpar significa na prática desimpedir. Acima dos 1.800 metros de altitude, a acumulação impressiona. Vale a perícia na manobra da máquina, que a custo ia cortando os muros de neve. Em alguns locais, chegavam a ter quase oito metros de altura.

Na estância de esqui, a preparação das pistas para a prática dos desportos de inverno não dá descanso a homens, nem a máquinas. A natureza foi, desta vez, generosa e ao longo da estância, as estacas que foram colocadas estrategicamente ajudaram a criar um armazém natural.

Quando a SIC acompanhou o trabalho, não havia vento, nem nevoeiro. A única dificuldade era apenas conseguir arrancar a neve da estrada. A zona de intervenção do centro estendia-se por 140 quilómetros, mas as máquinas chegaram a fazer muito mais.

Últimas