País

Trabalhador soterrado nas minas de Neves-Corvo, acionado helicóptero do INEM

A ocorrência envolve "um trabalhador soterrado nas minas a cerca de mil metros de profundidade", segundo fonte do comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo. É ainda desconhecido o estado de saúde da vítima.

Reprodução/INEM

Daniela Tomé

Um trabalhador ficou esta segunda-feira soterrado na mina de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde (distrito de Beja), e estão a decorrer trabalhos de resgate, tendo ainda sido acionado o helicóptero do INEM do Algarve.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo esclareceu à SIC Notícias que o alerta para o acidente no complexo mineiro foi dado às 14:08.

A ocorrência envolve "um trabalhador soterrado nas minas a cerca de mil metros de profundidade", segundo a mesma fonte.

O comando sub-regional adiantou que "estão a ser realizados trabalhos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em conjunto com a equipa de intervenção da mina, a Somincor".

É ainda desconhecido o estado de saúde da vítima.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando Territorial de Beja da GNR acrescentou que "o trabalhador ficou soterrado devido a uma derrocada" e que “a equipa de resgate está a tentar chegar até ele”.

Contactados novamente pelas 18 horas, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo esclareceu que vão começar os trabalhos de remoção de terra.

"Foram conseguidas recentemente as condições de segurança para realizar a remoção das terras junto da vítima, prevendo-se que este seja um trabalho muito demorado”, esclareceu a fonte.

Para o local foram mobilizados elementos dos bombeiros de Castro Verde e militares da GNR, assim como o helicóptero do INEM estacionado no Algarve.

Contactada pela Lusa, fonte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) disse ter mobilizado para o local uma equipa de três inspetores, para proceder às necessárias averiguações.

[Notícia atualizada às 18:05]

Últimas