País

Agricultores voltam a sair à rua em Vila Real

A Confederação Nacional da Agricultura, que organiza o protesto, volta a exigir melhores condições para os profissionais do setor, a defesa da produção nacional e mais respostas ao Governo.

JOSÉ COELHO

SIC Notícias

Os agricultores de Vila Real regressam aos protestos esta terça-feira e planeiam uma marcha lenta que deverá terminar junto ao edifício da Câmara Municipal.

A Confederação Nacional da Agricultura, que organiza o protesto, volta a exigir melhores condições para os profissionais do setor, a defesa da produção nacional e mais respostas ao Governo. A concentração dos manifestantes está prevista para a manhã desta quarta-feira.

Na semana passada, o Executivo anunciou um pacote de ajuda de mais de 400 milhões de euros destinado aos agricultores para mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), garantindo que a maior parte das medidas entra em vigor este mês, com exceção das que estão dependentes de 'luz verde' de Bruxelas.

A Comissão Europeia vai preparar uma proposta para a redução de encargos administrativos dos agricultores, que será debatida pelos 27 Estados-membros a 26 de fevereiro.Os protestos dos agricultores portugueses são organizados pelo Movimento Civil de Agricultores, que se juntou às manifestações que têm ocorrido em outros países europeus, incluindo França, Grécia, Itália, Bélgica, Alemanha e Espanha.

Últimas