Em 20 minutos, uma portuguesa com 50 mil euros em poupanças foi burlada. Bastou atender uma chamada em que pensou que teria ganho um prémio. Depois, a sua conta bancária foi assaltada de imediato, conforme contou ao jornal Khaleej Times.
Uma assistente de bordo portuguesa que trabalha há quatro anos no Dubai relatou esta semana que foi vítima de um esquema, onde se sentiu “estúpida” por não ter detetado a burla.
Os anos em que esteve emigrada serviram para juntar dinheiro, mas o objetivo sempre foi voltar para casa. No entanto, após um voo noturno e à espera que uma amiga lhe ligasse, tudo mudou.
Recebeu uma chamada de um número anónimo - que pensou ser a amiga - e atendeu. Mas do outro lado estava um homem que lhe disse que tinha acabado de ganhar 37 mil euros devido a uma parceria entre o Emirates NBD (o maior banco do Dubai) e uma casa de câmbio dos Emirados Árabes Unidos, onde tinha estado nesse dia.
Era apenas uma coincidência que se tornou pesadelo, tendo em conta que, logo a seguir, fez todos os passos indicados para receber o prémio.
Os códigos e passwords acabaram por ser revelados pela assistente de bordo que, enquanto era entretida, era também burlada. Assim que se apercebeu, dirigiu-se à polícia.
De acordo com o que relatou ao jornal Khaleej Times, a sua situação é considerada “negligência grave” e será improvável reaver o dinheiro.