Cultura

Um bilhete dourado envenenado: estreia de filme 'Wonka' aumenta o número de burlas online

Na internet, os internautas recebem ofertas de bilhetes grátis para ver o filme protagonizado por Timothée Chalamet mas tudo não passa de uma burla para aceder aos dados pessoais e bancários.

Jeremy Chan / Getty Images

Rafael Carvalho Ferreira

Se é fã de chocolate, provavelmente não ficou indiferente à estreia do filme ‘Wonka’, uma prequela do icónico ‘Charlie e a Fábrica de Chocolate’, protagonizado por Johnny Deep, em 2005.

Pois bem, esta longa-metragem que conta com Timothée Chalamet no papel de Willy Wonka, o jovem chocolateiro cheio de sonhos em vender doces chocolates, está a deixar um “amargo de boca” em algumas pessoas.

Confuso? Passamos a explicar.

Com a estreia de ‘Wonka’, vários cibercriminosos aproveitaram a oportunidade para pôr em prática mais um dos seus esquemas de phishing, com promessas de ingressos grátis para o filme, um “bilhete dourado” que ninguém quererá receber.

De acordo com os especialistas da Kaspersky, na internet, os internautas são convidados a aceder a uma ligação. É feito um pedido de registo num site, que encaminha posteriormente para uma janela pop-up, onde é pedido o número de cartão bancário e de identificação pessoal para criar uma conta naquela plataforma.

Ao disponibilizar esses dados, os cibercriminosos acedem a toda a informação dos utilizadores e conseguem fazer débitos não autorizados, e ainda vender informações na dark web.

Por isso já sabe, se quiser ir ao cinema ver ‘Wonka’, não aceite bilhetes dourados, porque poderão trazer segundas intenções.

Últimas