País

Depressão Juan provoca mais de 20 ocorrências, maioria no Algarve

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou durante a madrugada desta sexta-feira mais de 20 ocorrências devido à chuva e vento fortes.

CARLOS M. ALMEIDA

SIC Notícias

Lusa

A precipitação que a depressão Juan trouxe provocou inundações, movimentos de massa e queda de estruturas, mas não há registo de vítimas.

"Apesar da chuva que caiu por vezes com alguma intensidade, foram registadas 22 ocorrências em todo o país, tendo a maioria sido registada no Algarve com 10. Em Lisboa tivemos apenas três", disse o comandante José Rodrigues. As ocorrências foram resolvidas com o apoio de 29 veículos e 82 operacionais.

Portugal continental está hoje a ser afetado pela depressão Juan com chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA emitiu um aviso amarelo de precipitação, com possibilidade de "trovoadas e rajadas convectivas", e queda de neve nos pontos altos da Serra da Estrela para a madrugada e manhã desta sexta-feira.

Além disso, prevê-se uma intensificação do vento no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 70 km/h.

Os distritos de Évora, Castelo Branco, Faro, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre estão sob aviso amarelo até às 12:00 e Lisboa e Leiria até às 9:00 de hoje.

Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo por causa da queda de neve até às 12:00 de hoje.

Últimas