Centenas de doentes continuam a aguardar vaga para serem internados nos hospitais do Norte do país. A situação mais preocupante continua a ser o hospital de Penafiel, onde há utentes que esperam em macas nos corredores. A Ordem dos Enfermeiros do Norte diz que os profissionais estão exaustos e que o hospital está sem capacidade de resposta.
A urgência está sobrelotada, com doentes em macas espalhados pelos corredores dos serviços à espera de uma vaga para serem internados no hospital de Penafiel.
As 500 camas do Hospital Padre Américo estão ocupadas, assim como as 200 camas contratualizadas com os setores privado e social, uma situação que está a condicionar também outros serviços.
Apesar dos tempos de espera na urgência estarem controlados, a pressão nas urgências tem aumentado. O número de episódios diários que chegam às urgências quase duplicou nas últimas semanas.
Enfermeiras denunciam que há 30 colegas que deverão ser dispensados e que, tal como elas, estavam na bolsa de recrutamento com contrato de substituição.
Além de Penafiel, há falta de camas noutros hospitais no Norte do país. Esta terça-feira de manhã, havia 32 doentes a aguardar vaga no Hospital de Braga, 20 no São João e cinco em Guimarães.