País

Este ano foram apreendidas mais de 30 toneladas de droga em embarcações de alta velocidade

Portugal é uma das principais portas de entrada de cocaína no mercado europeu, o que obriga a uma maior vigilância das autoridades junto à zona costeira.

Pedro Freitas

A Polícia Marítima e a Marinha apreenderam 35 embarcações de alta velocidade com mais de 30 toneladas de droga desde o início deste ano, levando à detenção de 87 pessoas.

A última perseguição em alto-mar ocorreu a 83 quilómetros a sul do país. Suspeita de tráfico de droga, a embarcação fugiu a alta velocidade depois de sinalizada pela Polícia Marítima, era tripulada por dois homens estrangeiros.

A bordo estava fardos de cocaína e vários bidões de combustível. A operação em território nacional obrigou ao reforço de meios, Marinha e Força Aérea ajudaram na detenção dos dois suspeitos de 30 e 50 anos.

Há muito que o Algarve é uma das principais portas de entrada de cocaína no mercado europeu, obrigando a maior vigilância das autoridades junto à zona costeira.

Os números dispararam em relação aos do ano passado e são agora cada vez mais preocupantes.

Segundo dados revelados esta quinta-feira pela Autoridade Marítima Nacional e Marinha Portuguesa, desde o início do ano 35 embarcações de alta velocidade foram apreendidas com 33 toneladas de droga a bordo e 87 pessoas foram detidas.

Últimas