A dirigente do PS Elza Pais foi reeleita presidente nacional da estrutura Mulheres Socialistas -- Igualdade e Direitos, cargo que ocupa desde 2016.
Como presidente das Mulheres Socialistas, tem dado prioridade política ao tema do combate à violência doméstica e às questões da igualdade de género.
Elza Pais foi deputada na Assembleia da República, secretária de Estado da Igualdade, formada em Sociologia e docente universitária nesta área.
Além da presidente desta estrutura socialista, os militantes socialistas elegeram o novo líder do partido, Pedro Nuno Santos, que venceu com 62% dos votos e ainda os 1.400 delegados ao Congresso Nacional do PS, que se reunirá entre 05 e 07 de janeiro, na Feira Internacional de Lisboa -- aos quais aos se juntam 1.100 delegados por inerência.
Pedro Nuno Santos foi eleito secretário-geral do PS, com 24.080 votos, correspondentes a 62%, nas eleições diretas realizadas entre sexta-feira e hoje.
José Luís Carneiro foi o segundo mais votado, com 36%, e Daniel Adrião ficou em terceiro lugar, com 1%, anunciou o presidente da Comissão Organizadora do Congresso do PS, Pedro do Carmo, na sede nacional deste partido, em Lisboa.
A candidatura de Pedro Nuno Santos elegeu também a maioria dos delegados ao Congresso do PS, 909, seguindo-se a de José Luís Carneiro, que elegeu 407, enquanto a de Daniel Adrião elegeu cinco delegados, de acordo com o presidente da COC.
O Congresso Nacional do PS, que vai eleger os novos órgãos nacionais do partido, terá lugar em Lisboa, entre 05 e 07 de janeiro.
Com Lusa