País

Greve dos professores encerra várias escolas em Setúbal

Os protestos, que decorrem à porta dos estabelecimentos de ensino, pretendem assinalar o descontentamento dos docentes para com o Orçamento do Estado para 2024.

SIC Notícias

Esta terça-feira, há pelo menos três escolas secundárias do distrito de Setúbal encerradas por causa da greve dos professores, que estão contra o Orçamento do Estado para o próximo ano. Os docentes dizem que o documento não responde aos problemas, sobretudo na recuperação do tempo de serviço.

Em declarações à SIC, um dos professores que participou nos protestos, que decorrem à porta dos estabelecimentos de ensino, destacou os sucessivos adiamentos das negociações entre o ministro da Educação, João Costa, e os docentes.

Para o profissional, esta atitude do ministro revela a sua falta de interesse em resolver questões fraturantes como o tempo de serviço perdido, os baixos salários e as más condições de algumas escolas.

“Quem quer resolver problemas não adia reuniões de mês a mês”, reiterou.

Há duas semanas, os professores e trabalhadores não docentes iniciaram uma greve, convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) e que vai prolongar-se até esta quarta-feira, contra a proposta de Orçamento do Estado para 2024.

Últimas