O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, foi recebido esta manhã pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), no Hospital de Cantanhede. Paulo Anacleto, um dos coordenadores do SEP, apontou o dedo ao ministro e exigiu e exigiu melhores condições para o setor.
À chegada ao centro hospitalar, Pizarro explicou ao coordenador sindical que a tutela está a “avaliar caso a caso as situações que precisam de ser resolvidas”.
Confrontado com estas declarações, Paulo Anacleto subiu o tom e questionou Pizarro:
"Quando é que pagam os retroativos? Diga-me, quando é que pagam os retroativos a 2018?"
O coordenador do SEP insistiu na questão e acrescentou que o sindicato já ganhou, inclusive, processo em tribunal relativos a esta matéria.
Esta semana começou com uma greve de 24 horas por parte dos enfermeiros por causa da "ausência de resposta e indisponibilidade do ministro da Saúde em iniciar um processo negocial" com os profissionais.
Na passada semana, Manuel Pizarro disse que o Governo está a examinar as condições para voltar a negociar com os sindicatos médicos, reconhecendo que, apesar de estar em plenas funções, "não pode olhar para o futuro como antes da crise política".