País

D. Estefânia sobrecarregado nas urgências pediátricas: serviço registou subida de 50%

Como há várias urgências pediátricas fechadas durante a noite, os casos acabam por se acumular no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. O chefe da pediatria mostra-se preocupado com a situação e faz um pedido aos pais.

Paula Castanho

António Cunha

Carlos Craveira

No Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, as urgências pediátricas aumentaram 50% nos últimos dias. Passaram de uma média de 280 crianças para 400 só no dia de ontem: trata-se de uma virose que não costuma acontecer nesta altura do ano.

Como há várias urgências pediátricas fechadas durante a noite, os casos acabam por se acumular no Dona Estefânia.

O chefe da pediatria mostra-se preocupado com a situação e pede que os pais das crianças que vêm de fora passem primeiro por um centro de saúde da área de residência.

"O ideal era que as crianças que vem às urgencias da Estefânia fora da área, nomeadamente durante a noite e ao fim do dia, sempre que possível esperassem pelo dia seguinte para ir ao hospital da área de residência ou aos centros de saúde. Não sendo uma situação emergente, podem esperar pelo dia seguinte", salientou Luís Varandas.

O chefe do serviço de pediatria disse que no inverno “as equipas sabem que todos os números pioram". No entanto, com a situação atual das urgências, a dificuldade é outra no Dona Estefânia.

“Com o aumento do número de crianças a recorrer às urgencias, aumenta também o tempo de espera”, diz Luís Varandas.

Últimas