País

Saiba quais as urgências com dificuldade de funcionamento e para onde estão a encaminhar os doentes

Mais de 30 urgências de várias especialidades no país vão funcionar com limitações até dia 18. Confira aqui os serviços que estão com dificuldades e as alternativas. Perante esta situação, os serviços de urgência vão passar a dar prioridade de admissão e triagem aos doentes transportados em ambulâncias e encaminhados pelo INEM

Canva

Lusa

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde pede aos doentes que, em caso de doença aguda, liguem primeiro para a Linha SNS24 (808 242 424) e nas situações de emergência para o 112.

Dificuldades de funcionamento nas urgências por região:

Região Norte

  • Urgência médico-cirúrgica do Hospitalar de Chaves, nas especialidades de pediatria e ortopedia. Os doentes serão enviados para Vila Real.
  • Hospital de Mirandela, durante toda a semana na cirurgia geral, com os doentes a passarem a ser atendidos em Bragança.
  • Hospital de Braga vai ter dificuldades de responder na urgência de ginecologia/obstetrícia nos dias 14, 17 e 18 e na cirurgia geral durante toda a semana, à exceção do horário diurno de domingo e do próximo dia 18.

No caso da cirurgia geral, os doentes serão atendidos no Hospital São João e na ginecologia/obstetrícia as instituições para referenciação são o Centro Hospitalar do Médio Ave, o Hospital de Guimarães, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho e o Hospital São João.

  • Unidade Hospitalar de Viana do Castelo com dificuldades na resposta na urgência de cirurgia geral até domingo, na noite de dia 17 e durante todo o dia e noite de 18. Os doentes serão atendidos no Hospital Universitário São João (Porto).
  • Hospital de Vila Nova de Famalicão há dificuldades de resposta na cirurgia geral no domingo, com a resposta a ser garantida pelo Hospital São João.

Estão ainda previstas dificuldades na resposta no Hospital de Santa Maria Maior - Serviço de Urgência Básica, durante toda a semana, e no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Local de Matosinhos, domingo e nos dias 17 e 18. Em ambos os casos os doentes encontram resposta no Hospital São João.

São ainda apontadas dificuldades de resposta na Unidade Hospitalar da Póvoa do Varzim - Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, domingo e no dia 18 (doentes atendidos no São João), assim como na Unidade Hospitalar de Vale do Sousa na urgência de ginecologia/obstetrícia (domingo e nos dias 16, 17 e 18), de pediatria (14, 15, 16, 17, 18) e de cirurgia geral (durante toda a semana). Os hospitais de Santo António e São João são as unidades que cobrirão esta resposta.

Ainda no Norte do país, o Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho terá dificuldades de resposta nas urgências de ortopedia, à noite, até dia 18, com os doentes a encontrarem resposta no Hospital Santo António (Porto).

Na Unidade Hospitalar de Vila da Feira os constrangimentos serão nas urgências ginecologia/obsterícia (noites de 15 e 16 e todo o dia 18), pediatria (domingo e todo o dia 18) e ortopedia (horário noturno toda a semana).

Região Centro

  • Unidade Hospitalar de Viseu - Serviço de Urgência Polivalente, nas especialidades de cirurgia geral e ortopedia nos horários noturnos de toda a semana e, no Hospital da Guarda, em ginecologia/obstetrícia (domingo e nos dias 17 e 18) e na ortopedia (noites de 11 e 13 e em todo o dia 14).
  • Unidade Hospitalar de Aveiro - Serviço de Urgência médico-cirúrgica nalguns dias da semana em ginecologia/obstetrícia, pediatria e cirurgia geral
  • Hospital Distrital da Figueira da Foz, nas especialidades de cirurgia geral e ortopedia. Na Unidade Hospitalar de Leiria as dificuldades de resposta na urgência ocorrem na ginecologia/obstetrícia, pediatria, cirurgia geral e na cardiologia (incluindo a Via Verde).

Região de Lisboa e Vale do Tejo

  • Hospital de Loures - Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica nas especialidades de ginecologia/obstetrícia, pediatria e cirurgia geral em diversos horários durante toda a semana, com as respostas a serem garantidas em Vila Franca, no Hospital S. Francisco Xavier, no Centro Hospitalar Lisboa Central e no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.
  • No Centro Hospitalar do Oeste, as dificuldades serão no Hospital das Caldas da Rainha (ginecologia/obstetrícia, pediatria e cirurgia geral) e em Torres Vedras (pediatria), em diferentes horários e dias da semana.
  • Haverá igualmente dificuldades de resposta em Abrantes, na pediatria (dias 11, 12 e 18), em Santarém, em ginecologia/obstetrícia (dias 13 e 15) e em Vila Franca de Xira, na ginecologia/obstetrícia (dias 11 e 12).
  • No Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE -- Serviço de Urgência Polivalente, as dificuldades serão nas noites na especialidade de pediatria durante toda a semana, e no Hospital Amadora-Sintra serão na ginecologia/obstetrícia (dias 13, 14, 15 e 16) e na pediatria (nas noites de toda a semana).
  • No Hospital Garcia de Orta os constrangimentos serão nas especialidades de ginecologia/obstetrícia, pediatria, cirurgia geral e neurologia (Via Verde AVC), em diversos dias da semana, e no Hospital Barreiro-Montijo, entre a noite de dia 13 e a noite de dia 18, nas urgências de ginecologia/obstetrícia e pediatria.

As especialidades de ginecologia/obstetrícia e pediatria são também as que terão dificuldade de resposta em Setúbal, no domingo, com os utentes a serem encaminhados para os hospitais Garcia de Orta e Barreiro-Montijo.

Região do Alentejo

  • Unidade Hospitalar de Portalegre, o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica vai ter dificuldades na resposta na cirurgia geral nalguns dias da semana, o mesmo acontecendo nesta especialidade no Hospital de Évora (durante toda a semana) e também na pediatria (noites).

Algarve

No Algarve, a urgência na pediatria terá dificuldades de resposta em Portimão nos dias 11 e 12 e nalguns horários nos dias 15, 16, 17 e 18.

Em Faro as dificuldades de resposta serão na cirurgia geral (noite de 12 e durante o dia a 13) e na pediatria (domingo, na noite de 15 e horário diurno de 16, assim como na noite de 17 e durante todo o dia e noite de 18).


Últimas