País

Operação Influencer: há mais um nome na lista de arguidos

O arguido está estupefacto com o processo. Diz que agora não comenta o assunto e prefere guardar as declarações para o momento em que for confrontado com factos concretos.

Morais Leitão

SIC Notícias

A Operação Influencer, que investiga três grandes negócios, o lítio, o hidrogénio e o data center de Sines, tem mais um nome na lista de arguidos: João Tiago Silveira.

A notícia foi inicialmente avançada pelo jornal ECO. A SIC sabe que o ex-secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e ex-secretário de Estado da Justiça de José Sócrates está estupefacto com o processo. Diz que agora não comenta o assunto e prefere guardar as declarações para o momento em que for confrontado com factos concretos.

João Tiago Silveira diz que o Ministério Público tem de explicar a alegada intervenção nos negócios do lítio e do hidrogénio. Garante que, “ao longo da vida profissional”, nunca confundiu o "exercício de funções públicas e de funções privadas". Sublinha ainda que sempre foi honesto e respeitou a legalidade.

Exploração de lítio e construção de data center no centro do caso

Este processo visa as concessões de exploração de lítio de Montalegre e de Boticas, ambos em Vila Real; um projeto de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines, Setúbal, e o projeto de construção de um data center na Zona Industrial e Logística de Sines pela sociedade Start Campus.

Deste caso, decorre uma investigação autónoma ao primeiro-ministro, no Supremo Tribunal de Justiça, após suspeitos terem invocado o seu nome como tendo intervindo para desbloquear procedimentos nos negócios investigados, o que levou António Costa a apresentar a sua demissão ao Presidente da República.

Últimas