Pequenas, com um colchão que assenta numa base de cimento e uma sanita, mas com “boas condições em comparação com celas de outras instalações da PSP". Assim são as celas do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis), em Moscavide, onde os cinco detidos da Operação Influencer têm pernoitado desde que foram detidos, na terça-feira.
Diogo Lacerda Machado, Vítor Escária, Afonso Salema, Rui Oliveira Nunes e Nuno Mascarenhas não podem contactar entre si e, por isso, ocupam celas individuais nas instalações da PSP. As mesmas celas onde o antigo primeiro-ministro José Sócrates - em 2014 e pouco menos de um ano após o edifício ter sido inaugurado -, ou o ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, em 2021, pernoitaram quando foram detidos.
Segundo fonte policial, o Cometlis tem cerca de uma dezena de celas, de pequenas dimensões e todas com uma janela para o exterior, mas apenas metade estará a funcionar, isto é, a acolher detidos que aguardam por apresentação a um juiz, pelo qual serão interrogados, antes de lhes verem ser aplicadas as medidas de coação. Além da sanita, há um pequeno lavatório, ambos feitos de alumínio e sem qualquer divisória para o restante espaço da cela.
Por razões ligadas à segurança dos detidos, estes têm de entrar nas celas livres de todos os objetos “que lhes possam comprometer a segurança”, como cintos e atacadores.