Aos fins de semana agravam-se os problemas das urgências hospitalares devido à recusa dos médicos em fazer horas extraordinárias. Por esse motivo, os Hospitais de Aveiro e Leiria estão com serviços encerrados.
O Centro Hospitalar de Leiria não conseguiu completar as escalas de serviço dos médicos e viu-se forçado a encerrar, novamente, a urgência de Ginecologia/ Obstetrícia, até às 21:00 de segunda-feira.
Em casos urgentes, é recomendado o recurso às maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos, em Coimbra, ou um contacto através da linha telefónica SNS24.
A urgência pediátrica também fecha entre as 21:00 horas de domingo e as 21:00 horas de segunda-feira. Constrangimentos idênticos em Aveiro onde, durante a noite, as utentes e grávidas do Centro Hospitalar do Baixo Vouga não podem contar com a urgência de Obstetrícia e do Bloco de Partos.
Neste caso, os serviços vão estar encerrados até às 8:30 de domingo.
No aviso à população, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga lamenta a situação referindo, que avisou atempadamente, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes, as corporações de bombeiros e as unidades hospitalares mais próximas.
Condicionamentos que deverão repetir-se, em Aveiro, no próximo fim de semana na urgência de Obstetrícia e na urgência de Cirurgia Geral.
O calendário do funcionamento das maternidades pode ser consultado portal do Serviço Nacional de Saúde, mas a informação não é atualizada desde o dia 2 de Outubro.