A sondagem SIC/Expresso que assinalou o arranque das novas emissões da SIC Notícias foi a grande notícia política do dia. Ficámos todos a saber que os portugueses parecem dispostos a votar num militar para a Presidência da República e que Henrique Gouveia e Melo é o candidato que mais facilmente entra no eleitorado de direita e de esquerda, em simultâneo.
Para Sebastião Bugalho é evidente que Gouveia e Melo “é um dos favoritos a passar à segunda volta e nessa segunda volta tudo pode acontecer”. Sebastião Bugalho defende que a aparente popularidade do Almirante Gouveia e Melo não decorre apenas do processo de vacinação, há mais duas razões: a saturação do sistema político português e o ambiente de instabilidade internacional.
São duas condições, internas e externas, que favorecem a ideia de um militar na Presidência. Afirmando que não devemos subestimar a possibilidade da candidatura, reforça que só o avanço de Pedro Passos Coelho ou de António Costa é que travariam Gouveia e Melo, por razões puramente institucionais.