País

Ricardo Salgado falha início do julgamento no Processo EDP

Mais de dez anos depois do início do Processo EDP, chega a julgamento parte da investigação. No banco dos réus sentam-se três arguidos: o antigo homem forte do BES, Manuel Pinho e a mulher.

João Maldonado

Eduardo Horta

Ricardo Salgado vai faltar ao início do julgamento em que é acusado de corromper o antigo ministro da Economia, Manuel Pinho. A primeira sessão está marcada para esta terça-feira, mas é possível que seja ainda adiada.

Mais de dez anos depois do início do Processo EDP, chega a julgamento parte da investigação. No banco dos réus sentam-se três arguidos: Ricardo Salgado, Manuel Pinho e a mulher.

O Ministério Público quer provar que o ex-ministro da Economia era um “agente infiltrado” do antigo homem-forte do grupo BES. No Governo, entre os alegados subornos para decisões favoráveis estaria uma avença de 15 mil euros mensais.

O caso começou com suspeitas de corrupção nas chamadas rendas excessivas da EDP mas essa parte do processo ainda nem sequer teve acusação.

A última vez que Ricardo Salgado apareceu em público foi na passada quinta-feira, à entrada para o Instituto de Medicina Legal, em Coimbra, onde está a ser feita uma perícia neurológica, para determinar se tem Alzheimer e se é ou não capaz de se defender.

No julgamento que agora começa, a lista de testemunhas é extensa. E inclui três antigos primeiros-ministros: Durão Barroso, José Sócrates e Pedro Passos Coelho.
.

Últimas