País

Creches: todos os pedidos de vagas gratuitas vão ser recusados em Aveiro

Há uma creche em Aveiro que já acolheu seis crianças, mas que se prepara para as "despejar", tendo em conta que a Segurança Social já avisou que todas as vagas gratuitas vão ser recusadas.

SIC Notícias

Aveiro é o único distrito do país onde ainda não é possível aceder a vagas gratuitas nas creches privadas. As instituições foram informadas pela Segurança Social de que todos os pedidos vão ser recusados.

Uma creche privada de Aveiro tem seis crianças nesta situação. Inscritas, algumas já a frequentar a creche, mas ainda sem saber se vão pagar ou não, se vão ficar ou não.

Tanto Ana, como Fernando, têm filhos com um ano de idade. Ambos inscreveram as crianças numa creche privada de Aveiro depois de muita procura.

A creche, aderente ao Creche Feliz, foi informada, pela Segurança Social de Aveiro, de que vão ser recusados todos os pedidos de gratuitidade no privado, ao abrigo do Programa.

Aveiro é, neste momento, o único distrito do país onde o programa de acesso a creches gratuitas ainda não está a funcionar.

Contactado pela SIC, o Ministério da Segurança Social responde que a Segurança Social está a reanalisar todas as situações.

Garante que, serão abrangidas pela gratuitidade, as famílias que inscreveram crianças em julho, para começarem em setembro.

Últimas