País

"Destradição": Bordalo II inverte papéis em (novo) protesto contra as touradas

Depois de pintar a sinalética do Campo Pequeno, o artista decidiu inverter os papéis na escultura que está na fachada do praça de touros da cidade Ribatejana.

Escultura vandalizada por Bordalo II na Praça de Toiros de Vila Franca de Xira

SIC Notícias

O conhecido artista plástico, Bordalo II, voltou a manifestar-se contra a tauromaquia desta vez foi na fachada da praça de touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira.

Depois de ter pintado o símbolo da tauromaquia nas placas de trânsito junto ao Campo Pequeno, em Lisboa, agora decidiu inverter os papéis na escultura que está na fachada do praça de touros.

Nas redes sociais Bordalo II partilhou uma imagem do acontecimento, em que além do touro surge um homem com bandarilhas cravadas nas costas, algo que o artista considera uma “destradição”.

“O touro, como é pouco inteligente, não percebe o lado divertido do seu sofrimento. Demos-lhe esta oportunidade de brilhar num palco e de nos entreter e ele não valoriza. O que importa é que nós, que somos seus superiores no reino das espécies, percebemos”, escreveu na legenda.

É a terceira vez que Bordalo II se manifesta contra as touradas, em 2021 pintou no chão a palavra NÃO em frente à praça de touros do Campo Pequeno, há duas semanas manchou a sinalética onde indicava a praça de touros lisboeta e, agora, a fachada da praça de touros de Vila Franca de Xira.

Últimas