O Zoomarine está a utilizar águas residuais recicladas para regar os jardins e viveiros. O ministro do Ambiente diz que, até 2026, o Algarve vai multiplicar por quatro o aproveitamento que já é feito destas águas e permitir que, por exemplo, boa parte dos campos de golfe avancem para essas soluções de sustentabilidade ambiental.
No regador está água reciclada tratada duas vezes na estação de Águas Residuais de Albufeira, trazida por uma conduta para o Zoomarine, que a trata ainda uma terceira vez.
São 85 mil metros cúbicos que se aproveitam por ano. Água que seria considerada lixo ecológico e que pode assim ser reaproveitada.
O investimento de 130 mil euros feito por este parque aquático, visitado por cerca de 15 milhões de pessoas, é considerado exemplar no país. Até 2026, o Algarve quer ver outras empresas turísticas a aproveitar as águas recicladas, nomeadamente os golfes.
Apesar da gravidade da seca na região, visível também numa exposição visitada por Duarte Cordeiro, o ministro diz que, para já, diz que não há necessidade de reforçar as medidas de contenção.
As restrições colocadas à agricultura e ao turismo estão a surtir efeito nas reservas de água.