País

Costa "empenhado em ser primeiro-ministro" até surgir lugar no Conselho Europeu

Ascenso Simões, do PS, admitiu a hipótese de António Costa estar a trabalhar para um lugar no Conselho Europeu e Miguel Morgado, do PSD, afirma que o primeiro-ministro está "à procura de apoio".

Miguel Morgado

Ascenso Simões

SIC Notícias

No programa da SIC Notícias Expresso da Meia-Noite, o socialista Ascenso Simões admitiu a hipótese de António Costa estar a trabalhar para um lugar no Conselho Europeu.

"António Costa está empenhado em ser primeiro-ministro até ao último dia e a última hora possa ser colocado essa questão", vincou o socialista.

O chefe do Governo português fez escala em Budapeste, a 31 de maio, quando seguia a caminho da Moldávia para a cimeira da Comunidade Política Europeia, sem que o evento tivesse sido colocado em agenda. António Costa viajou num Falcon 50 da Força Aérea Portuguesa e assistiu à final da Liga Europa, ao lado do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Para Miguel Morgado, o primeiro-ministro está “à procura de apoio para ser presidente do Conselho Europeu”, explicando que “dar estes passos é pensar num calendário em que António Costa vai estar a pensar em muitas coisas na primavera de 2024”.

“António Costa está em campanha eleitoral para o conselho europeu não há outra maneira para explicar porque é que António Costa foi a Budapeste à conta do contribuinte português ao lado d papão Viktor Orbán, da extrema direita, o sócio do Chega”, concluiu.


Últimas