País

Metsola termina visita a Portugal com debate no Parlamento e café com Moedas

Da agenda do último dia da visita a Portugal faz ainda parte a participação da presidente do Parlamento Europeu na reunião do Conselho de Estado, no Palácio de Belém.

Jean-Francois Badias/AP

SIC Notícias

Lusa

A presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, discursa esta sexta-feira, no segundo e último dia da sua visita oficial a Portugal, na Assembleia da República, participando em seguida no debate no plenário.

No país a convite do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a responsável do PE será a primeira presidente de uma instituição europeia a participar num debate parlamentar em Portugal.

Roberta Metsola tem chegada prevista ao Palácio de São Bento às 9:30, onde será recebida com guarda de honra por Santos Silva, com quem manterá uma reunião bilateral.

Depois, às 10:00, proferirá um discurso solene no hemiciclo, e participará, então, no debate com os líderes parlamentares.

O programa de Metsola prossegue num registo mais informal com um encontro com o Presidente da Câmara de Lisboa e ex-comissário europeu, Carlos Moedas, no café A Brasileira, às 11:40, seguido de um passeio a pé até ao Largo de São Carlos.

À tarde, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a responsável comunitária desloca-se ao Palácio de Belém para participar na reunião do Conselho de Estado - o órgão político de consulta do chefe de Estado -, onde serão abordadas as perspetivas sobre a atualidade da agenda europeia, a menos de um ano das eleições para o PE, marcadas para entre 6 e 9 de junho de 2024.

Na quinta-feira, o primeiro dia desta sua segunda visita a Portugal, Roberta Metsola jantou com o primeiro-ministro, António Costa.

Eurodeputada desde 2013 e a mais jovem presidente do Parlamento Europeu -- cargo para o qual foi eleita em janeiro do ano passado -, Roberta Metsola, de 44 anos, pertence ao Partido Nacionalista de Malta, que faz parte do Partido Popular Europeu (PPE).É a terceira mulher a presidir ao PE, depois de Simone Veil (1979-1982) e de Nicole Fontaine (1999-2002).

Últimas