País

Roberta Metsola deixa elogios a António Costa e alerta para os extremismos

Uma das principais vozes contra a guerra tem sido a presidente do Parlamento Europeu, que chega hoje a Portugal. Numa entrevista exclusiva à SIC, Roberta Metsola alerta para os riscos da extrema-direita e extrema-esquerda.

SIC Notícias

A presidente do Parlamento Europeu chega esta quinta-feira a Portugal e vai jantar com o primeiro-ministro, a quem deixou rasgados elogios. Em entrevista exclusiva à SIC, Roberta Metsola fala sobre as próximas europeias, o papel de Portugal e deixa um alerta.

A um ano das eleições europeias, Roberta Metsola começa o apelo ao voto, com o objetivo de contrariar a habitual abstenção, mas também reparar a imagem de uma instituição afetada pelo escândalo de corrupção [Qatargate] que levou à detenção de três eurodeputados.

"É preciso dizer uma coisa, há muito alturas em que vemos a extrema direita e a extrema esquerda a votar em conjunto nesta casa. Por exemplo, contra a Ucrânia ou noutros assuntos que aumentam a necessidade do centro pro-europeu trabalhar mais em conjunto. É isso que precisamos de fazer na campanha do próximo ano", diz a presidente do Parlamento Europeu, com receio de que o Qatargate pode aumentar a onda populista.

Metsola, que vem do Partido Popular Europeu e partilha família politica com PSD e CDS, tem dito que não se pode trabalhar com extremistas. Para ela, "Portugal é um país extremamente pró-europeu”, e, por isso, espera que os portugueses votem em forças pró europeias.

As eleições do próximo ano ditarão se partidos que têm já assento no parlamento nacional, como o Chega, o Livre ou a Iniciativa Liberal, chegam também ao Europeu. E se outros, como o PAN ou o CDS, mantêm o lugar conseguido em 2019.

Elogios a Costa: “Tenho orgulho em ser sua amiga”

O resultado da europeias será também fundamental para perceber como será a distribuição dos cargos de topo. E se as notícias de que António Costa
tem hipótese como presidente do Conselho Europeu fazem sentido.

Metsola não arrisca palpites, mas desfaz-se em elogios ao socialista.

"O António é muito respeitado, é uma pessoa para quem todos sorriem assim que entra na sala, alguém que consegue compromissos, negociar e nunca tem medo de desafios. Tenho orgulho em ser sua amiga. Espero que ele possa dizer o mesmo".

Esta quinta, Costa e Metsola jantam juntos. Na sexta, a maltesa tem debate marcado na Assembleia da República e participa no Conselho de Estado ao lado de Marcelo Rebelo de Sousa.

Últimas