Um forte temporal atingiu esta segunda-feira ao fim da tarde vários concelhos dos distritos de Bragança, Guarda e Vila Real. Em pouco mais de uma hora, choveu tanto quanto em todo o mês de novembro e dezembro do ano passado.
O granizo e a chuva forte começaram a cair ao final da tarde desta segunda-feira. Em Mêda, distrito da Guarda, houve condutas que rebentaram e a estrada cedeu.
A água subiu mais de um metro e chegaram a cair 70 litros de água por minuto, o equivalente a 14 garrafões de cinco litros despejados por minuto em cada metro quadrado.
Mais a norte, no distrito de Bragança, as imagens mostram o resultado de um fim de tarde de chuva intensa. No concelho de Macedo de Cavaleiros, a enxurrada veio rua abaixo. As imagens de videoamador foram captadas na localidade de Cortiços, onde os estragos estão à vista.
Em Vila Flor, a chuva foi tanta que a estrada se transformou num rio. Chuva e não só, pois houve também forte queda de granizo e o tamanho das pedras é bem visível nas imagem captada ao final da tarde desta segunda-feira.
As imagens que foram captadas na freguesia de Malhadas, verifica-se que a estrada chegou a ficar pintada de branco. Tal como uma vinha em Vila Nova de Foz Coa.
O granizo é uma fonte de prejuízos para os agricultores. Os estragos atingiram a região da Beira Interior e do Douro.
Os agricultores vão agora ter de investir para tentar minimizar os danos com tratamentos à base de cálcio.
A direção-regional de agricultura do Norte já veio dizer que está a fazer o levantamento dos estragos nas vinhas. As autarquias pedem ajuda, celeridade e menos burocracia.