Bares e restaurantes tiveram de fechar mais cedo no sábado por causa da festa do Benfica na rotunda do Marquês de Pombal, mas foi permitida a entrada de rulotes para vender bebidas e comida. Os proprietários dos estabelecimentos estão descontentes, pelo “tratamento desigual” e milhares de euros de prejuízos.
Manhã de segunda-feira, o dia podia ser de balanço de um fim de semana de festa depois da comemoração do título do Benfica ter trazido milhares de pessoas à zona da rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa.
No entanto, por questões de segurança, bares e restaurantes fecharam às 16:00.
Até aqui, há compreensão dos proprietários, só que a chegada de rulotes com comida e bebida surpreendeu.
Bernardo Delgado fala de um prejuízo a rondar os 60 mil euros, pelo menos 60 estabelecimentos tiveram de encerrar mais cedo e lamentam não terem sido ouvidos, porque acreditam que tinham capacidade para estarem abertos com segurança.
A Junta de Freguesia de Santo António e Câmara Municipal de Lisboa remetem para o parecer de segurança da PSP e dizem que tudo foi decidido para a segurança de todos. Sobre a permissão da entrada da rulotes, a Junta de Freguesia volta a remeter a responsabilidade para a PSP.
Para trás fica uma noite de festa, em que não houve registo de incidentes, mas que deixou os proprietários dos bares e restaurantes descontentes por terem de encerrar mais cedo.