O padre José António Gonçalves, de 57 anos, foi encontrado morto pelas 21:00 desta terça-feira pela GNR de Braga, a mais de 500 quilómetros da residência. A informação foi já confirmada pela Arquidiocese de Évora.
“O P. José António Gonçalves, de 57 anos de idade, faleceu em Terras de Bouro, ao final do dia 21 de fevereiro. O corpo do sacerdote foi encontrado sem vida”, lê-se no comunicado.
Um veículo estacionado nas imediações da barragem de Vilarinho da Furna, em Terras de Bouro, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, chamou a atenção da GNR de Braga, tendo sido encontrado, posteriormente, o corpo do padre de Borba, apurou a SIC Notícias junto a autoridade.
Segundo a Arquidiocese de Évora, José António Gonçalves nasceu a 28 de março de 1965, tendo sido ordenado sacerdote a 2 de julho de 1989, na Arquidiocese de Évora.
Atualmente era pároco de Santiago de Rio de Moinhos (concelho de Borba), mas passou por várias paróquias da Arquidiocese, “nomeadamente Cano, Santa Vitória do Ameixial, São Bento do Ameixial, Samora Correia, Santo Estêvão, Azervadinha, Rebocho, Biscainho, Branca, Alcácer do Sal, Santa Catarina de Sítimos, Santa Susana, São Cristóvão, Elvas e agora em Santiago de Rio de Moinhos”, lê-se na nota publicada esta quarta-feira na página da Arquidiocese.
José António Gonçalves foi ainda professor no Instituto Superior de Teologia de Évora.
“O Senhor Arcebispo de Évora apresenta sentidas condolências à família do P. José António Gonçalves”, conclui a nota da Arquidiocese de Évora.
Padre alvo de denúncia por assédio
O jornal online Observador apurou, junto de fonte da Arquiodiocese de Évora, que o padre José António Gonçalves tinha sido alvo de uma denúncia por assédio de um adulto vulnerável nas redes sociais.
Foi, conta o Observador, a primeira queixa formalizada contra este padre junto da Igreja, “não havendo registo nos arquivos da diocese ou nos testemunhos feitos à Comissão Independente que estudou os abusos na Igreja nas últimas décadas de qualquer queixa semelhante”.
[Notícia atualizada dia 23/02 às 18:14]