País

Enfermeiros dos hospitais da Universidade de Coimbra estão em greve

Esta segunda-feira é dia de greve nos Hospitais da Universidade de Coimbra e a concentração, que decorreu ao fim da manhã, teve como objetivo chamar a atenção para as razões do descontentamento dos enfermeiros.

SIC Notícias

Nos hospitais da Universidade de Coimbra cumpre-se esta segunda-feira um dia de greve com o objetivo que a tutela uniformize a aplicação do diploma que prevê a atribuição de pontos para efeitos de valorização e progressão salarial.

Em declarações à SIC, a enfermeira, Sónia Tavares, garante que tem de haver uma dignificação profissional e exemplificou com um caso prático.

"Só há dignificação profissional se as pessoas forem justamente remuneradas. A não harmonização na correta atribuição de pontos faz com que, por exemplo, esta minha colega tenha 25 anos de trabalho, eu tenho 18 e neste momento eu ganho mais do que ela.", contou.

Hugo Mendes, também enfermeiro, refere que a legislação mudou, no entanto "não há evolução sobre o ponto de vista de contagem de números", o que faz com que não haja qualquer atualização.

O protesto foi convocado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses que querem denunciar a forma como os Hospitais de Coimbra estão a aplicar o diploma que prevê a atribuição de pontos para efeitos de valorização e progressão salarial.

Últimas