O empresário Mário Ferreira tornou-se esta quinta-feira o primeiro português a ir ao Espaço, na sexta missão tripulada da Blue Origin, que durou 10 minutos.
A missão devia ter partido às 14:30, hora de Portugal Continental, mas acabou por descolar às 14:57 do Texas, nos Estados Unidos da América. A nave aterrou às 15:07.
O voo foi transmitido em direto, no YouTube, pela Blue Origin, dirigida pelo magnata norte-americano Jeff Bezos.
A bordo da nave New Shepard, Mário Ferreira e mais cinco tripulantes fizeram uma viagem a mais de 100 quilómetros de altitude, que durou 10 minutos. Os tripulantes passaram a barreira que separa o limite da atmosfera terrestre e o espaço, sentindo a microgravidade.
Ao lado de Mário Ferreira, presidente do grupo Pluris Investments, através do qual detém uma posição no capital da estação televisiva TVI e a empresa de cruzeiros Douro Azul, estão a engenheira egípcia Sara Sabry, a alpinista anglo-americana Vanessa O'Brien, o cofundador do canal desportivo do YouTube "Dude Perfect" Coby Cotton, o ex-executivo do setor das telecomunicações Steve Young e o especialista em tecnologia Clint Kelly III.
A Blue Origin não foi a primeira opção de Mário Ferreira para ir ao espaço.
O empresário comprou um bilhete à Virgin Galactic, mas acabou por aproveitar uma desistência na empresa de Jeff Bezos para fazer a viagem.