País

Balanço de um Portugal em chamas no dia mais quente do ano

Quase 5.000 operacionais estiveram no terreno a tentar salvar vidas e bens.

SIC Notícias

Esta quarta-feira foi o dia mais quente do ano, com grande parte de Portugal continental a registar temperaturas acima de 40ºC. Os incêndios continuam sem dar tréguas em todo o país: de norte a sul, da Peneda-Gerês ao Algarve, quase 5.000 bombeiros tentaram evitar que se percam vidas e bens.

Palmela ficou cercada pelo fogo ao início da tarde. De repente, as chamas subiram encosta acima até às portas da vila, perante a impotência de quem só teve tempo para fugir. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas.

No Algarve, também não faltam relatos de horas de aflição. O fogo começou na terça-feira à noite em Faro e, já esta quarta-feira, as chamas andaram à solta pelo meio do luxuoso resort da Quinta do Lago. Houve jardins e casas queimadas e várias explosões de botijas de gás.

Segundo o mais recente balanço da Proteção Civil, os "distritos da zona Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, incluindo Setúbal", são os mais afetados.

Até às 19:00 desta quarta-feira, a ANEPC registou "171 incêndios", uma situação que "põe muitos meios alocados ao ataque inicial". Destes, 19 ainda estão ativos, e no terreno estão mais de 2.400 operacionais, apoiados por mais de 750 veículos.

Seis incêndios preocupam em especial as autoridades, por ocorrerem "junto a áreas habitacionais":

  • Seia - Guarda
  • Oliveira Azeméis - Aveiro
  • Vale da Pia - Pombal
  • Caranguejeira - Leira
  • Palmela - Setúbal
  • Monte Negro - Faro

Esta quarta-feira, muitas habitações foram afetadas, mas há muitos danos que ainda estão a ser contabilizados. Foram registadas, até agora, 135 feridos.

[Última atualização às 01:25]

Incêndios: acompanhe aqui a SIC Notícias

Saiba mais:

Últimas