País

Todos os serviços de ginecologia e obstetrícia da região de Lisboa “estão a funcionar dentro da normalidade”

Semana arranca mais tranquila na região de Lisboa.

A garantia é dada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) que, ainda assim, continua a admitir que “poderão existir limitações em algumas unidades hospitalares”.

“Hoje, 20 de junho, todos os serviços de Ginecologia/Obstetrícia da Região estão a funcionar dentro da normalidade”, lê-se no comunicado que a ARSLVT tem enviado diariamente às redações.

Porém, e como tem sido referido, “poderão existir limitações em algumas unidades hospitalares“, o que não significa necessariamente o fecho de urgências mas ativar num “determinado período do dia” o “desvio de CODU/INEM”.

Ou seja, neste caso em particular, as grávidas transportadas pelo CODU/INEM “são encaminhadas para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede”.

Esclarece ainda a ARSLVT que, “os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU mantêm a urgência externa a funcionar, dando resposta a quem lá se dirigir pelos seus meios“.

Também a Norte está tudo a funcionar com normalidade

Todos os serviços de obstetrícia da região Norte estão a funcionar com normalidade e não se prevê que seja necessário desviar grávidas, avança a ARS Norte.

No entanto em Braga, o Sindicato Independente dos Médicos alerta que o serviço poderá fechar durante a semana devido à falta de profissionais.

Saiba mais

Últimas