País

Encerramento das urgências de obstetrícia no Garcia de Orta pode repetir-se nos próximos dias

Este fim de semana, vários hospitais foram obrigados a encerrar os respetivos serviços de urgência de obstetrícia devido à falta de médicos.

A liga dos Bombeiros portugueses diz que a região de Setúbal regressou aos anos 60 quando as mulheres eram transferidas para Lisboa para poderem dar à luz.  Nas últimas semanas, a urgência de obstetrícia e ginecologia da região tem sofrido falhas constantes nas escalas, como nos explica o repórter da SIC, André Palma.

Nas últimas três semanas, a urgência de obstetrícia e ginecologia nos vários hospitais do distrito de Setúbal encerraram, pelo menos, sete vezes. O alerta é dado pela Liga dos Bombeiros Portugueses. São os bombeiros quem tem estado focado na transferência dos doentes desta especialidade para os hospitais que estão em prontidão na zona de Lisboa.

Por essa razão, avançam, em comunicado, que não podem ser responsabilizados por atrasos que possam surgir noutras emergências que apareça.

O hospital Garcia de Orta é apenas um dos que vai encerrar a urgência de obstetrícia e ginecologia durante a noite de sábado para domingo: fecha às 20:00 e só volta a reabrir às 08:00 de domingo. O mesmo vai acontecer no centro hospitalar do Barreiro-Montijo e também no hospital São Francisco Xavier.

Os doentes que recorram a esta especialidade nos hospitais com a urgência encerrada terão de se deslocar pelos próprios meios ou serão transferidos pelos bombeiros ou pelo INEM para outros hospitais – tais como o hospital Santa Maria, o hospital São José, a maternidade Alfredo da Costa ou o hospital Amadora-Sintra.

Esta situação acontece porque há falta de médicos neste serviço. O problema é conhecido da administrações hospitalares e do próprio Governo, mas o que é dito é que, pelo menos, este fim de semana – de feriados e de férias – não foi possível colmatar as falhas que apareceram nas escalas dos médicos. A solução foi encerrar o serviço de urgência.

O hospital Garcia de Orta diz que o encerramento pode não ser o único, mais encerramentos podem acontecer nos próximos dias devido às falhas nas escalas de médicos.

SAIBA MAIS:

Últimas