País

“Alemanha é o nosso terceiro mercado de exportação”, afirma António Costa

O primeiro-ministro está em Hannover, Alemanha.

O primeiro-ministro António Costa afirmou, este domingo, que o Governo pretende garantir que, nesta década, as exportações representam mais de 50% do PIB, considerando que a escolha de Portugal como país parceiro da feira de Hannover poderá ajudar nesse desígnio.

O primeiro-ministro contrariou ainda ideia segundo a qual Portugal “produz essencialmente serviços”, recordando que 70% das exportações portuguesas são bens e os restantes 30% são serviços, acrescentando que a primeira fileira de exportações é a metalomecânica.

Durante uma conferência de imprensa, o primeiro-ministro afirmou que a Alemanha representa o terceiro mercado de exportação.

Acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Economia e do Mar considerou que a “oportunidade” que a feira de Hannover “oferece à indústria portuguesa pode ser transformadora”, defendendo que os empresários que vão marcar presença na feira são “aquilo que de melhor se faz em Portugal” e “uma faceta de excelência que o país transmite ao mundo”.

“Eu estou convicto por tudo aquilo que vi – o trabalho dos nossos empresários, daquilo que as empresas fazem – que as nossas mensagens chave vão passar, desde logo alinhadas com os objetivos estratégicos da União Europeia, da reindustrialização, da autonomia estratégica e, sobretudo, do encurtamento das cadeias de produção”, disse

SAIBA MAIS

Últimas