País

Primeiro-ministro visita vítimas dos incêndios internadas em Coimbra 

O primeiro-ministro desloca-se esta manhã à Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra para visitar os feridos nos incêndios dos últimos dias. Pelo menos 36 pessoas morreram, 62 ficaram feridas e sete estão desaparecidas na sequência dos incêndios dos últimos dois dias. O país cumpre hoje o primeiro de três dias de luto nacional em memória das vítimas.

PAULO CUNHA/ LUSA

António Costa tem ainda prevista para o final da manhã uma deslocação à Lousã, onde reunirá com os presidentes das autarquias Lousâ, Arganil, Gois, Vila Nova de Poiares e Penacova.

Ao início da tarde, o chefe de Governo desloca-se ao concelho vizinho de Oliveira do Hospital e também um dos mais afetados pelos incêndios. António Costa irá aqui reunir-se com os presidentes da Câmara de Oliveira do Hospital, Santa Comba Dão, Tábua e Mortágua.

O primeiro-ministro anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, há quatro meses, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Últimas