Olhares pelo Mundo

Autoestradas de dinossauros: encontrados trilhos com centenas de pegadas gigantes

Vestígios de dinossauros foram descobertos numa pedreira em Oxfordshire, no Sul de Inglaterra. São invulgares caminhos de dinossauros, que mostram que estes répteis se movimentavam ao longo de grandes trilhos.

Elisa Macedo

Gabriel Pato

Investigadores anunciaram a descoberta de centenas de pegadas de dinossauros que datam do período Jurássico Médio, numa pedreira em Oxfordshire, no Sul da Inglaterra. O achado está a entusiasmar a comunidade científica pelas revelações que traz sobre a vida destes répteis, como o predador de 9 metros Megalossauro, que se moviam ao longo de trilhos de grandes distâncias.

Na escavação, numa pedreira na Quinta Dewars, foram encontrados cinco extensos trilhos, um dos quais tinha mais de 150 metros de comprimento, explicaram investigadores das Universidades de Oxford e Birmingham, esta semana.

Emma Nicholls, paleontóloga, explicou que quatro das pegadas foram feitas por gigantescos dinossauros herbívoros de pescoço longo, chamados saurópodes, provavelmente o Cetiosaurus, um primo que media até 18 metros de comprimento do conhecido Diplodocus.

O quinto trilho é atribuído ao teropoddinossauro carnívoro Megalosaurus, que tinha pés distintos, com três dedos com garras.

As pegadas de carnívoros e herbívoros, que têm cerca de 166 milhões de anos, cruzam-se num ponto, levantando questões sobre se e como os dois tipos de dinossauros estavam a interagir, avançaram os investigadores.

Primeiro dinossauro a ser estudado continua a surpreender cientistas

O Megalossauro foi o primeiro dinossauro a ser nomeado e descrito cientificamente em 1824, dando início à ciência dos dinossauros, que celebrou dois séculos no ano passado.

Investigadora do Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Emma Nicholls disse, em entrevista à agência Reuters:

"Os cientistas conhecem e estudam o Megalossauro há mais tempo do que qualquer outro dinossauro na Terra, e ainda assim estas descobertas recentes provam que ainda há novas evidências desses animais por aí, à espera de serem encontradas."

Achado raríssimo: trabalhador estranhou "solavancos invulgares"

As pegadas enterradas vieram à tona quando um trabalhador da pedreira, Gary Johnson, sentiu "solavancos invulgares" no veículo que operava para retirar a argila do chão da pedreira.

À Reuters, Richard Butler, paleontólogo e professor Universidade de Birmingham, sublinhou as características raras desta descoberta.


“Temos poucos lugares no Reino Unido onde se possa ir e ver pegadas de dinossauros. Portanto, este é de longe o maior local de pegadas de dinossauros em qualquer lugar do Reino Unido. Na verdade, é um dos maiores locais de pegadas de dinossauros em qualquer lugar do mundo, tem trilhos de dinossauros incrivelmente longos. Alguns deles estendem-se por mais de 150 metros. Isso é realmente invulgar”, realçou o investigador.

Mais de cem investigadores escavaram o local em junho, onde encontraram cerca de 200 pegadas, anunciaram as Universidades de Oxford e Birmingham esta semana, em comunicado.

Últimas