Olhares pelo Mundo

Mais de 70 animais enviados para Pyongyang: "Uma prenda de Putin para o povo norte-coreano"

As relações entre Pyongyang e Moscovo estreitaram-se desde que Putin visitou a Coreia do Norte em junho. A aproximação entre os dois países tem dado sinais crescentes de evidências, com especial destaque para a cooperação militar.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

A Rússia transferiu mais de 70 animais, incluindo um leão africano e dois ursos castanhos, do Jardim Zoológico de Moscovo para um Zoo na capital norte-coreana, Pyongyang, informou o Governo russo na quarta-feira.

Os animais foram "um presente do (Presidente russo) Vladimir Putin para o povo norte-coreano", esclareceu o Kremlin.

Alexander Kozlov, ministro dos Recursos Naturais da Rússia, acompanhou a transferência dos animais, que foram transportados de avião para o Zoológico Central de Pyongyang, acompanhados por veterinários do Zoo de Moscovo.

A Rússia já tinha doado aves, em abril, incluindo águias, grous e papagaios, ao Zoológico de Pyongyang.

"Os Zoos de Moscovo e Pyongyang têm relações de cooperação há mais de 13 anos. Estes exemplares que estamos a entregar agora são jovens, podem reproduzir-se, e o Zoo de Pyongyang precisa muito deles," disse Alexander Kozlov.

Contudo, as relações entre Pyongyang e Moscovo estreitaram-se desde que Putin visitou a Coreia do Norte em junho, o que levou à conclusão de um tratado de cooperação com o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Durante a deslocação, Kim também presenteou Putin com dois cães Pungsan, uma raça local. Os dois também se revezaram na condução de uma limusine Aurus de fabricação russa.

Desde então a aproximação entre os dois países tem dado sinais crescentes de evidências, com especial destaque para a cooperação militar.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou recentemente que o contingente norte-coreano que reforça as forças russas pode chegar às 100 mil soldados.

Últimas